Inovação

Publicado em 28 de dezembro de 2024

Inovação como motor de crescimento e desenvolvimento

Em 2009 tive o prazer de assistir a uma palestra proferida pelo Professor Sílvio Meira. O tema: A era digital. Considero-o um iluminado, aquelas pessoas brilhantes, que conseguem transmitir ideias fantásticas e, ao mesmo tempo, nos divertir com seu humor refinado.

Ele nos contou uma situação que a humanidade viveu por volta de 1880. Naquela época, nosso meio de transporte era movido a tração animal. Apesar dos esforços, as prefeituras das grandes cidades não conseguiam remover todo o esterco gerado pelos animais.

As previsões eram catastróficas. Em 1894 previram que Londres estaria coberta por uma camada de 3 metros de esterco dentro de 50 anos. Em 1890 a previsão sobre Nova Iorque era ainda pior, em 40 anos estaria coberta por uma camada de 7 metros de esterco. Até 1900 existiriam mais de 3 bilhões de moscas nas cidades americanas.

Em 1898 realizou-se em Nova Iorque a Primeira Conferência Internacional de Planejamento Urbano. O tema principal: cocô de cavalo. Não conseguiram chegar a nenhuma conclusão. Nosso palestrante indagou como isso se resolveu para em seguida mostrar um slide com as imagens de um gigantesco engarrafamento, nos dias atuais, em uma grande cidade.

No futuro, talvez achem graça das nossas conferências de hoje, assim como nos divertimos com o episódio do esterco. A solução dos problemas frequentemente não está dentro do problema. Assim como o problema da remoção do esterco dos animais de tração foi resolvida com o automóvel, precisamos aprender a pensar fora da caixa, buscar soluções distantes dos problemas e a inovar.

Inovações transformam não apenas as organizações, muitas vezes são capazes de modificar o ambiente de negócios, o equilíbrio de forças ou ainda de criar mercados: o Ford modelo T, a CNN, a barrinha de cereais TRIO e muitos outros exemplos.

Nos anos recentes as organizações trouxeram a inovação para o topo da lista de prioridades, entretanto alguns fatores primordiais em uma organização inovadora têm sido deixados de lado.

O quão tolerante a falhas é a organização? Faça uma busca no Google e verifique quantos produtos foram lançados pela Apple sem sucesso antes do iPod, iPhone ou do iPad, ou mesmo do MacBook. E o mito da Eureka, conhecem? Organizações inovadoras, raramente, obtém resultados a partir de um único indivíduo que tem uma ideia genial, Eureka!

Inovação advém da colaboração, onde pequenos fragmentos compõem um todo maior do que a soma das partes. Vale a pena assistir o vídeo de Steven Johnson “De onde vêm as boas ideias” (Youtube). Colaborar e tentar são fundamentais para inovar. “A paixão é alma de tudo que fazemos, a vida é curta demais para fazer algo que não nos apaixone”. Lyn Heward.

Sobre o autor Haroldo Menezes é CEO da HMIT Tecnologia

Fonte – Jornal O Otimista