Eficiência e alta performance: como o ERP transforma o gerenciamento empresarial

Lara Menezes e Luciana Mara | conteudo@hmit.com.br

Publicado em 01 de julho de 2024

Antes de tudo, o que é um ERP?

ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) ou planejamento de recursos empresariais é um sistema de gestão empresarial que integra as diversas áreas de uma organização em um sistema. Esse sistema compreende módulos como contabilidade, compras, vendas, gerenciamento de estoque, recursos humanos e outros.

A centralização dos dados proporcionada pelo ERP traz inúmeras vantagens, como:

  1. Integração de processos em um sistema, eliminando a duplicação de dados;

  2. Automatização de processos, trazendo agilidade, aumento da produtividade, redução de erros manuais e redução de custos;

  3. Visibilidade em tempo real, acessando todas as áreas da empresa, permitindo uma melhor análise e monitoramento do desempenho da empresa e a tomada de decisões assertivas.

Principais módulos

Existem ERPs que focam especificamente em empresas de determinadas áreas de atuação, como construção civil, locação, saúde. No entanto, a maioria dos ERPs possui módulos em comum, essenciais ao funcionamento de qualquer tipo de empresa, como:

  1. Finanças e contabilidade: controlam contas a pagar e contas a receber, realizam fechamento contábil, geram e armazenam balanços, automatizam tarefas financeiras como pagamento de fornecedores, gerenciamento de despesas etc.


  2. RH: contém registros dos funcionários, avaliações de desempenho, descrição de cargos, fornece recursos como folha de pagamento e controle de ponto.


  3. Compras: melhora a capacidade de adquirir materiais e serviços, incluindo solicitação de cotação, criação e envio de pedidos de compra.


  4. Vendas: inclui gestão de pedidos, contratos, faturamento, gestão do desempenho de vendas, rastreio da comunicação com clientes e prospects, emissão de NF-e, tabelas de preço etc.


  5. Logística e cadeia de suprimentos: controla a movimentação de mercadorias e suprimentos, fornecendo ferramentas para gestão de estoque, operações de armazenamento e transporte.


  6. P&D e engenharia: fornece ferramentas para design, desenvolvimento, gestão do ciclo de vida e compliance do produto.

Conheça alguns exemplos disponíveis no mercado:

  1. SAP ECC, SAP S/4Hana e SAP Business One, desenvolvidos pela empresa alemã SAP.

  2. EBS (Enterprise Business Suite), desenvolvido pela Oracle.

  3. Protheus, RM e Datasul, da TOTVS.

  4. Top Manager, da RCN.

Tenha aliados ao seu ERP

O NFe Master controla seus documentos eletrônicos de aquisição, tais como NFe, CTe, MDFe e registro de passagem, mantendo o conhecimento de todas as etapas da sua compra: desde a emissão da NF-e pelo fornecedor até a chegada da mercadoria.

Integra automaticamente os documentos eletrônicos ao seu sistema de gestão garantindo segurança e automação no gerenciamento dos documentos fiscais da sua empresa, eliminando erros de digitação e reduzindo o risco de passivos fiscais.

O NFe Master se integra facilmente com diversos ERPs, proporcionando a você mais segurança e previsibilidade nas suas operações.


Autoras
Lara Menezes é Chief Information Officer na HMIT Tecnologia | CIO na HMIT Tecnologia
Luciana Mara é Chief Operations Officer & Finances | COO & CFO na HMIT Tecnologia